LEIAM SEM MODERAÇÃO!

Total de visualizações

Postagem em destaque

CULTURA É AQUILO QUE TE TRANSFORMA

Para os nascidos no signo de Escorpião como eu, ou não, segue esse texto maravilhoso do Sílvio Rodrigo para que vocês aprendam conosco alg...

Seguidores

Popular Posts

FEATURED POSTS

Tudo novo... de novo



É muito bom estar de volta (sei que parece clichê e inexpressivo) para noticiar todas as atividades ocorrentes em nosso estágio de língua inglesa II, vale lembrar que esta ferramenta parte da iniciativa de tornar pública e de fácil acesso as atividades desenvolvidas na disciplina de estágio em língua inglesa II – Regência - ministrada pela professora Gina Teixeira da faculdade Jorge Amado campus Comércio.
Com a crescente fragmentação do sujeito na pós-modernidade ou sociedade contemporânea; Com a perda dos valores tradicionais, de planejamento familiar, das mudanças que a sociedade vem sofrendo ao longo dos anos, como por exemplo, o caos da vida moderna, a competitividade no mercado de trabalho, o sucesso profissional é tudo! Muitos não querem ter filhos e quando tem não querem gastar um pouco do seu tempo cuidando dele, e atribui ao outro a responsabilidade que é somente dos pais. O professor não tem mais aquela postura tradicional de antigamente por que quis, mas por que foi obrigado a se adequar a uma nova realidade, a uma nova conjuntura social. Em suma, o professor ocupa o lugar, do pai, da mãe, às vezes do amigo, pois os alunos sempre nos pedem ajuda ou conselho de algo.
O professor às vezes é um pouco de tudo. Pois ele tem que adequar o ensino a partir da realidade, do contexto geral da sala para que o assunto não se torne vago e sem propósito para a vida do discente. Realizar sempre uma aula que abranja um contexto maior para que atinja um maior número possível de pessoas, com que todas compreendam e não se sintam excluídas, achando-se incapazes de entender o assunto por não terem um referencial cultural mais próximo do seu contexto, da sua vida. A principal importância de ser um educador, não é somente transmitir seus conhecimentos para o alunado, mas ensinar a partir das dificuldades e da realidade deles, pois se ensinar na realidade e na dificuldade, não haverá progresso.

Portanto, a necessidade de controle ou de homogeneizar o ambiente de trabalho em que você está é imperativa e observa-se o crescimento de diversos instrumentos destinados aos professores e diretores a fim de desenvolver práticas educativas que alcancem tanto o nível cognitivo quanto o emocional do alunado para um bom rendimento escolar, tá certo que esta prática tem um leve toque que beira o Behaviorismo, mas é a que está sendo utilizada. Como por exemplo, em nossa primeira aula de Estágio em Língua Inglesa II, dia 20 de fevereiro de 2013, a professora Gina  disponibilizou-nos exatamente o que estamos discutindo, mas como eu não estava me sentindo muito bem, inclusive mando-lhe beijos ainda reumáticos, não consegui assistir a aula mas consegui o material diretamente do blog de uma outra estagiária, colega e aluna de Gina Imbroisi lá do campus Comércio que assistiu a aula então sem mais demora vamos a ele:
Há três tipos de aprendiz:
  1. CINESTÉSICO: Aprende melhor movimentando o corpo, "pondo a mão na massa";
  2. AUDITIVO: Aprende com facilidade ouvindo sobre o assunto e qualquer barulho incomum o desconcentra;
  3. VISUAL: Aprende mais lendo ou encarando o professor e rabiscando sobre o assunto;
Após o questionário nós fizemos a somatória para ver qual era o "forte" de cada um na sala e, antes de dizermos o resultado, a nossa professora tentou adivinha-lo (o meu ela acertou: visual rsrs).
O mais interessante não foi saber que tipo de aprendiz eu sou, mas saber que podemos exercitar, o tipo que estamos fracos para obter o equilíbrio entre todos, pois este é o ideal para equilibrarmos as três formas de aprendizagem, inlusive, recebemos atividades para praticar em casa.
Ao fim dessa atividade, a professora comentou, também, sobre a aula/oficina que nós faremos e datou nossas atividades para que não nos atrasemos. Segue as datas:
De 13/03 à 27/03 - Elaboração do Material para o estágio (oficina/aula);
A Partir de 08/04 - Procurar escolas para vender a ideia da oficina;
17/04 – Início do estágio (oficialmente);
07/06 – Término do Estágio e entrega do pré-relatório;
14/06 a 20/06 – Devolução p/ reelaboração do relatório;
21/06 - Fórum de Estágio (relato da experiência);
28/06 - Entrega Final do Relatório;
08/07 - Portfólio (acréscimo das postagens c/ fotos, vídeos, aulas).
No dia 27 de fevereiro de 2013 a nossa querida Gina Imbroisi passou-nos um texto maravilhoso chamado "A Motivação no Processo Ensino Aprendizagem" escrito pela professora da CEFET-BA Cecília Daneu que se olharmos bem, é um resumão do que acabamos de discutir e reflete sobre práticas inportantíssimas da nossa praxe educativa e alguns termos pertinentes em sala de aula como até mesmo a nossão de tecnologia em sala de aula,  pois nas palavras da autora "...Se não olharmos cada um dos nossos alunos como único, por mais sofisticadas que sejam as nossas aparelhagens, por mais modernos que sejam os nossos recursos não acredito que possamos atingir os nossos objetivos com eficácia".
Tenham uma excelente semana, e até a próxima postagem!
 
 

 

 

0 Please Share a Your Opinion.:

Postar um comentário