Novas práticas, novos caminhos
No dia 27 de fevereiro de 2013 a nossa querida Gina Imbroisi passou-nos
um texto maravilhoso chamado "A Motivação no Processo Ensino
Aprendizagem" escrito pela professora da CEFET-BA Cecília Daneu que se olharmos bem, é um resumão do que acabamos de
discutir e reflete sobre práticas importantíssimas da nossa praxe educativa e alguns termos
pertinentes em sala de aula como até mesmo a noção de tecnologia em sala de
aula, pois nas palavras da autora “... Se não olharmos cada um dos nossos
alunos como único, por mais sofisticadas que sejam as nossas aparelhagens, por
mais modernos que sejam os nossos recursos não acredito que possamos atingir os
nossos objetivos com eficácia".
A análise do texto pode ser resumida nas seguintes palavras-chave: Motivação
docente. Respeito. Paciência. Tolerância. Ensino.
Contudo, a discussão sobre texto foi motivada com foco no professor enquanto
parte integrante/estimuladora do processo de ensino e aprendizagem, uma
conversa entre docentes que permearam as seguintes questões:
Q.1 Você se sente motivado (a)
para frequentar as aulas de inglês? Se
sim, justifique.
SIM (
) NÃO
( )
Q.2 Se você respondeu NÃO na questão anterior, que
razões te fazem sentir desta forma?
( )
Horário de aula
( )Não
gosta de língua inglesa
( )
Sente dificuldades em aprender outra língua
( )
Metodologia do professor
(
)Preparo do professor
( )
Material didático utilizado
Q.3 Que tipo de atividades você gosta de ter nas suas aulas de inglês?
Dê uma nota de 1 a 5 de acordo com sua preferência.
( )
aula expositiva de gramática ( ) exercícios escritos
( )
atividades de comunicação oral ( ) exercícios de vocabulário
Q.4 que tópicos você acha importante?
( )
moda ( ) diferentes culturas
( )
esporte ( ) pessoas famosas
( ) música ( ) Tradução
1.
True or False?
Escreva
sentenças sobre coisas feitas ou não por você recentemente. Os estudantes terão
que adivinhar se as informações são verdadeiras ou não. Eles podem perguntar,
mas não diretamente o que foi feito, terá que adivinhar por meio de pistas.
Variações:
como um aquecimento para uma classe nova, escreve uma lista de fatos sobre você
mesmo e pergunte aos estudantes para colocar verdadeiro ou falso. Eles farão
perguntas para verificar se eles adivinharam
corretamente ou não. Eles podem fazer o mesmo em pares ou pequenos
grupos, escrevendo fatos sobre si.
2.
There
is... there are
Em
pares ou em pequenos grupos os estudante irão olhar para uma figura e escrever
sentenças com there is... or there are... os alunos tem dois minutos para
escrever as sentenças. Pergunte quantas sentenças eles produziram. Depois olharão
outra figura e tentarão bater o próprio Record.
3.
Running
dictation
Escreva
trechos de uma música em pedaços de papel e cole-os nas paredes em volta da
sala. O número de papeis dependerá da quantidade de alunos em sala. Ponha os
alunos em grupos de três e peça para que escolham entre si um representante da
equipe. O representante deve permanecer sentado na cadeira dele. Os outros
membros do grupo vão para a parede e lerão as palavras da música e depois
retornarão para o representante e ditarão para que ele/ela escreva. Depois
mostre a música, e verifique quantas palavras cada grupo escreveu certo. Ganha
o grupo com o maior número de acertos.
4.
Bingo
Dê
a cada estudante um quadrado dividido em nove partes. Os alunos terão em cada
parte verbos no infinitivo e deverão na medida em que o professor tirar um cartão da sacola e falar o verbo na forma
passada grifa-lo em seu papel o correspondente em sua forma infinitiva. Ganha
quem primeiro completar todo o quadrado.
5.
Tic-Tac-Toe
Divida
a sala em times. Desenhe na lousa um quadrado dividido em nove partes. Cada quadrinho
deve ter uma pergunta. Mande o estudante da equipe A escolher uma pergunta e
respondê-la. Se o aluno acertá-la, o time pode marcar um X ou um O no quadrado
em que acertou a pergunta. Os estudantes do time B deverá fazer a mesma coisa.
O primeiro time que marcar três X ou O em ordem ganha o jogo.
Ficou-se
apenas definido quem seria o trio de cada atividade. O meu grupo foi formado pelas alunas Diana
Chagas e Luara Senna que são duas grandes amigas cuja afinidade já se
demonstrara eficiência e desempenho já se demonstrara mais do que suficiente em
trabalhos anteriores. Beijão
para as duas, até a próxima postagem!
0 Please Share a Your Opinion.:
Postar um comentário