LEIAM SEM MODERAÇÃO!

Total de visualizações

Postagem em destaque

CULTURA É AQUILO QUE TE TRANSFORMA

Para os nascidos no signo de Escorpião como eu, ou não, segue esse texto maravilhoso do Sílvio Rodrigo para que vocês aprendam conosco alg...

Seguidores

Popular Posts

FEATURED POSTS

Novas práticas, novos caminhos



No dia 27 de fevereiro de 2013 a nossa querida Gina Imbroisi passou-nos um texto maravilhoso chamado "A Motivação no Processo Ensino Aprendizagem" escrito pela professora da CEFET-BA Cecília Daneu que se olharmos bem, é um resumão do que acabamos de discutir e reflete sobre práticas importantíssimas da nossa praxe educativa e alguns termos pertinentes em sala de aula como até mesmo a noção de tecnologia em sala de aula, pois nas palavras da autora “... Se não olharmos cada um dos nossos alunos como único, por mais sofisticadas que sejam as nossas aparelhagens, por mais modernos que sejam os nossos recursos não acredito que possamos atingir os nossos objetivos com eficácia".

A análise do texto pode ser resumida nas seguintes palavras-chave: Motivação docente. Respeito. Paciência. Tolerância. Ensino.

Contudo, a discussão sobre texto foi motivada com foco no professor enquanto parte integrante/estimuladora do processo de ensino e aprendizagem, uma conversa entre docentes que permearam as seguintes questões:

Q.1 Você se sente motivado (a) para frequentar as aulas de inglês? Se sim, justifique.

SIM (   )                                                                                                                    NÃO (   )

Q.2 Se você respondeu NÃO na questão anterior, que razões te fazem sentir desta forma?

(   ) Horário de aula

(   )Não gosta de língua inglesa

(   ) Sente dificuldades em aprender outra língua

(   ) Metodologia do professor

(   )Preparo do professor

(   ) Material didático utilizado

Q.3 Que tipo de atividades você gosta de ter nas suas aulas de inglês? Dê uma nota de 1 a 5 de acordo com sua preferência.

(   ) aula expositiva de gramática                               (   ) exercícios escritos

(   ) atividades de comunicação oral                          (   ) exercícios de vocabulário

Q.4 que tópicos você acha importante?

(   ) moda                                                       (   ) diferentes culturas

(   ) esporte                                                     (   ) pessoas famosas

(   ) música                                                     (   ) Tradução

 Em um segundo momento, tivemos contato a um material utilizado no VII Seminário Anual para Professores de Ensino Fundamental e Médio da OXFORD University Press que mostrou-nos o quão divertido pode ser a aprendizagem de uma língua estrangeira. O material foi produzido por Ann Marie Moreira e está disponível no site www.oup.com/elt cujo foco é apresentar suportes para o ensino de línguas.  As sugestões de aprendizagem foram diversas dentre as quais se destacam:

1.       True or False?

Escreva sentenças sobre coisas feitas ou não por você recentemente. Os estudantes terão que adivinhar se as informações são verdadeiras ou não. Eles podem perguntar, mas não diretamente o que foi feito, terá que adivinhar por meio de pistas.

Variações: como um aquecimento para uma classe nova, escreve uma lista de fatos sobre você mesmo e pergunte aos estudantes para colocar verdadeiro ou falso. Eles farão perguntas para verificar se eles adivinharam  corretamente ou não. Eles podem fazer o mesmo em pares ou pequenos grupos, escrevendo fatos sobre si.

2.      There is... there are

Em pares ou em pequenos grupos os estudante irão olhar para uma figura e escrever sentenças com there is... or there are... os alunos tem dois minutos para escrever as sentenças. Pergunte quantas sentenças eles produziram. Depois olharão outra figura e tentarão bater o próprio Record.

3.      Running dictation

Escreva trechos de uma música em pedaços de papel e cole-os nas paredes em volta da sala. O número de papeis dependerá da quantidade de alunos em sala. Ponha os alunos em grupos de três e peça para que escolham entre si um representante da equipe. O representante deve permanecer sentado na cadeira dele. Os outros membros do grupo vão para a parede e lerão as palavras da música e depois retornarão para o representante e ditarão para que ele/ela escreva. Depois mostre a música, e verifique quantas palavras cada grupo escreveu certo. Ganha o grupo com o maior número de acertos.

4.      Bingo

Dê a cada estudante um quadrado dividido em nove partes. Os alunos terão em cada parte verbos no infinitivo e deverão na medida em que o professor tirar  um cartão da sacola e falar o verbo na forma passada grifa-lo em seu papel o correspondente em sua forma infinitiva. Ganha quem primeiro completar todo o quadrado.

5.      Tic-Tac-Toe

Divida a sala em times. Desenhe na lousa um quadrado dividido em nove partes. Cada quadrinho deve ter uma pergunta. Mande o estudante da equipe A escolher uma pergunta e respondê-la. Se o aluno acertá-la, o time pode marcar um X ou um O no quadrado em que acertou a pergunta. Os estudantes do time B deverá fazer a mesma coisa. O primeiro time que marcar três X ou O em ordem ganha o jogo.

Ficou-se apenas definido quem seria o trio de cada atividade.  O meu grupo foi formado pelas alunas Diana Chagas e Luara Senna que são duas grandes amigas cuja afinidade já se demonstrara eficiência e desempenho já se demonstrara mais do que suficiente em trabalhos anteriores.                                                          Beijão para as duas, até a próxima postagem!

0 Please Share a Your Opinion.:

Postar um comentário