LEIAM SEM MODERAÇÃO!

Total de visualizações

Postagem em destaque

CULTURA É AQUILO QUE TE TRANSFORMA

Para os nascidos no signo de Escorpião como eu, ou não, segue esse texto maravilhoso do Sílvio Rodrigo para que vocês aprendam conosco alg...

Seguidores

Popular Posts

FEATURED POSTS

Prólogo do céu...



Olá, e um viva aos meus queridos e fidelíssimos seguidores do blog! Estou preparando uma postagem bacana para falarmos sobre os meus dias nas escolas públicas de salvador, por enquanto segue algumas coisinhas a respeito do nosso estágio lá na Jorge Amado - campus Comércio com a professora Gina. Enquanto a próxima semana não chega... segue o prólogo do céu que é os momentos finais dos meus  dias antes do estágio começar... É através deste pilares que construirei o saber ( menos, exagero meu...)

 RESUMO

Há como objetivo deste presente relatório de estágio pormenorizar as ações do discente, durante o período pré-estabelecido de vigência, cuja atuação estava previamente programada pelo plano de atividades presente no Termo de Compromisso de Estágio - TCE, contendo neste o roteiro de ações dividido em cinco encontros que se estenderam do dia 17/10/2011 a 21/11/2011 com o objetivo de uma análise reflexiva sobre a prática educativa e da ação docente, por meio da observação e pesquisa que resultaram neste presente relatório de Estágio em Docência: Práticas de ensino em Língua Portuguesa I.

 

Palavras-chave: Relatório de estágio.  Análise reflexiva.  Prática de Ensino. Língua Inglesa.  

Segundo o termo de compromisso de estágio curricular obrigatório (instrumento jurídico de que trata da lei nº 11.788/08) o estágio realizado no Colégio Estadual José augusto Torinho Dantas, instituição concedente, tratou-se como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a práxis educativa em seu contexto formal de aprendizagem, por meio desta observação e pesquisa que a seguir será relatada.

Localizada na Fazenda Cassange Km2, estrada do Cia, Aeroporto, CEP 41505295, no bairro de Parque São Cristóvão; o José Augusto Torinho Dantas, escola esta representada por Carluce Messias Neves, diretora, e coordenada por Patrícia Alves, pertence ao sistema público de ensino, muito popular nesta emergente área de Salvador.

O eixo de aprendizagem escolhido para a observância das práticas docente no ensino de língua portuguesa foi o de leitura, devido a sua influência na formação social e intelectual do indivíduo, assim como o seu aspecto multidisciplinar que abrange toda e qualquer área do conhecimento tanto dentro quanto fora do contexto formal de aprendizagem (ambiente escolar)
 
Em meio ao contexto de revolução tecnológica de cultura e de informação como ainda permanecer a prática de leitura igualmente eficaz a dos livros, mas de maneira menos enfadonha? O que deve ser feito para trazer este aluno inquieto, movente e nem um pouco meditativo para a prática gratificante da leitura? 

Estas e outras inquietações foram a força motriz que me levou a procurar nesta prática de estágio observar as aulas da professora Cristiane Lima da Silva, docente regente da instituição concedente, para saber como um professor de Língua Estrangeira Moderna – LEM resolve ou não estas e outras inquietações relacionadas ao meu aperfeiçoamento como futuro profissional da área educacional e formador de opinião. Fazendo para isso necessário a observância de aulas do ensino fundamental II.

OBJETIVOS

Propunha-se como objetivo geral observar nas aulas práticas de inglês como os docentes realizam a aproximação do alunado às práticas de leitura, cada vez mais distante por meio dos livros, através da inserção de novos gêneros além dos mesmos. Com efeito, analisar como os professores podem promover por meio das práticas de leitura um estímulo à motivação (processo interno de aprendizagem) do aluno; desenvolver e formar discentes conscientemente ativos e participativos em sala, e não um objeto vazio que deve ser preenchido pela subversiva pedagogia da transmissão de conhecimento livro – aluno (objeto passivo) e, como propiciar uma relação necessária para o amadurecimento do poder de observação e interpretação do aluno por via das leituras de novos gêneros e debates propostos, assim como a introdução de novas práticas para a inserção da leitura.

 
JUSTIFICATIVA

 O hábito de leitura e também o seu exercício social é de suma importância em um mundo globalizado.

 De maneira inconscientemente banal em nossos dias nem percebemos as diversas leituras processadas que realizamos, são tantas que passam despercebidas por tamanha velocidade em que lemos.  E por que não trazê-la para as práticas de leitura em sala de aula, mas de maneira contemplativa e meditativa?

 Para tal tarefa o novo leitor, o leitor “transcendental”, que para ele não existe barreira física entre ele e o conhecimento, mas que quando escritas nas páginas acabam por ficar cada vez mais empoeiradas na estante, é necessária a percepção aguçada do professor e da escola em reconhecer que a leitura somente de livros já é uma forma defasada de conhecimento, deveras muito secular.

 Sendo o professor pesquisador e formador de opinião cabe não só a ele, mas a instituição educacional aproximar o aluno da leitura por meio das novas tecnologias de informação e conhecimento devido à facilidade dos hyperlinks um livro, um quadro, exige do leitor a lentidão de uma dedicação em que o tempo não conta, fato este inconcebível devido à conjuntura social atual que não admite mais este tipo de percepção secular e tradicional para o ensino/aprendizagem.

Trata-se, portanto da necessidade urgente das escolas se atualizarem e se inserirem a realidade que vos está apresentada e readaptar suas práticas de ensino e concepção de aprendizagem a realidade apresentada nos detalhes do cotidiano sem precisar sair do mesmo, aproximando-se do universo sociocultural do indivíduo, possibilitando a esta realidade híbrida de signos e mensagens efêmeras de uma maneira crítica.

 Nas próximas postagens falarei sobre como foi o meu primeiro dia de observação, este foi apenas o prólogo do céu.

 
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 Segundo Bakhtin (1998, p.329), “Se tomarmos o texto no sentido amplo de conjunto coerente de signos, então também as ciências da arte (a musicologia, a teoria e a história das artes plásticas) se relacionam como textos”.

 Observa-se por meio dos pensamentos bakhtinianos, que as imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações, o que pode ser facilmente utilizado em sala uma vez que, a legitimação de acordos e condutas sociais assim como a representação simbólica de experiências humanas manifestadas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social deve ser valorizado durante o ensino da L.P, fato este cada vez mais distante por meio do uso exclusivo do livro como recurso didático, pois o que subjaz nestes livros em sua maioria é um ensino subversivo e inibidor da criatividade e da múltipla escolha de materiais o que impede uma reflexão e emancipação crítica e atual acerca da seleção e estratificação social.

 Irandé Antunes no primeiro capítulo do livro “Aula de Português: Encontro e interação”, Antunes reflete sobre a importância da escola no seio social e suas implicações à vida dos cidadãos.

 A autora também sugere uma estreita ligação entre os eventos de letramento e política, uma vez que o uso e a concepção do idioma são reflexos das relações de poder na sociedade para garantir o prestígio e o status quo da classe dominante, causando nos demais complexos de inferioridade e descaso com problemáticas na relação entre língua, sociedade e educação, refletidos em campos como: oralidade, escrita, leitura e gramática, apontando para cada eixo o que ela considera como concepção ideal para os objetivos, os procedimentos e as concepções do processo pedagógico redimensionadas, por meio de pesquisa, consoante a realidade apresentada ao professor, com efeito, esta nova práxis desenvolverá competências para cidadania e promoção social.

É também imprescindível à leitura complementar de grandes autores sobre o processo de ensino/aprendizagem e a inserção de novos gêneros em sala como Ingedore Vilaça, Jacques Rancière, além da análise reflexiva sobre o desenvolvimento e estudo sobre a história da educação e da práxis acadêmica de Dinah Martins de Souza e Maria Lúcia de Arruda Aranha.

 

3 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 

 

O método de abordagem escolhido para este prática de estágio foi o dialético, uma vez que este era o que melhor atendia à necessidade de tentar explicar o porquê que atualmente se faz tão necessário à diversificação de recursos didáticos em sala como, por exemplo, a inserção de novos gêneros textuais à prática de ensino, ao passo que esses também fizessem parte do cotidiano do alunado a fim de, com efeito, aproximá-lo às práticas presentes e necessárias da leitura, agora contextualizada, rápida, movente e cada vez mais presente nesse emaranhado de informações que tende a se aglomerar nos centros urbanos instaurando uma nova forma de pensar, de explicar e de orientar a vida.

 Por conta disso, a necessidade de um método que fosse bastante reflexivo e que abrangesse vários aspectos como ideológico, prática de ensino, política, economia, assim como os do indivíduo, contexto sociocultural, dentro e fora da sala de aula.

Por meio de um olhar reflexivo sobre os aspectos socioculturais e a possibilidade de conectar esta variedade de aspectos a uma gama variada de possibilidades de leituras além do livro, como a imagética, possibilitada por meio de uma metodologia de abordagem dialética, agora se faz necessário um procedimento com técnica de observação direta intensiva feita por observação das aulas de português a fim de se analisar a tendência dos professores em trabalhar a leitura com diversificação de gêneros em sala, e as entrevistas com os professores e coordenadores foram realizadas para melhor coleta de dados comprobatórios para posterior análise e a partir daí elaborar conceitos, juízos e raciocínios, sobre como o trabalho com a concepção de ensino e mecanismos de aprendizagem vem-se construindo nas escolas, informações estas constadas em anexo neste presente relatório.

 

 

 

 

 

 

0 Please Share a Your Opinion.:

Postar um comentário